sábado, 9 de junho de 2012

9 ANO A E B - RUBEM VALENTIM E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA


Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira


Rubem Valentim (1922-1991) nasceu em Salvador, Estado da Bahia. Começou a pintar na década de 1940. Vinculou-se ao movimento de renovação das artes e das letras na Bahia, entre 1946 e 1947. Depois, cursou jornalismo na Universidade da Bahia, formando-se em 1953, quando passou a escrever artigos sobre arte. Em 1963 mudou-se para Roma, onde residiu por três anos. Em sua volta para o Brasil, morou em Brasília, onde dirigiu o Ateliê Livre do Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília, até 1968.

Cultura afro-brasileira


Rubem Valentim é considerado um dos maiores artistas representantes da cultura afro-brasileira. No início de sua carreira, sua pintura demonstrava traços parisienses, como no trabalho Composição nº 5.
Contudo, por volta de 1955/56, movido por questões ideológicas, buscou na cultura popular afro-brasileira as características que norteariam seu trabalho até o final da vida, em suas pinturas, esculturas e objetos. Reelaborando o pensamento construtivista, Valentim passou a empregar signos inspirando-se nas ferramentas e nos instrumentos simbólicos do candomblé, sintetizando-os nas formas geométricas.

Com isso, ele criou uma espécie de escrita para esses elementos, uma nova signografia, o que faz com que suas obras possam ser lidas por quem possua as referências da religiosidade afro-brasileira, identificando tais objetos, o que não exclui outras possibilidades de leitura, devido às cores e formas utilizadas.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ASSUNTOS DA PROVA II BIMESTRE (TODAS AS TURMAS)

6 ANO A, B E EJA III

- o pontilhismo
- o impressionismo
- o abstracionismo
- festas juninas


7 ANO A E B

- arte indígena
- arte africana (texto em sala de aula xerox)
- histórias e características da arte africana
- festas juninas

8 ANO A E B

- a representação do corpo na arte
- arte indígena
- retrato e autorretrato
- sentimentos e emoções na arte
- expressionismo
- a representação do movimento na arte

9 ANO A E B

- arte africana
- arte indígena
- a influência negra no Brasil
- Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira

8 ANO A E B - EXERCÍCIO 4

EXERCICIO (TEXTO: A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA ARTE)

1) Qual é um dos grandes desafios do desenho e da pintura?
2) O que os artistas perceberam no século XV, durante o renascimento?
3) O que os desenhistas de histórias em quadrinhos usam?
4) O que os artistas cubistas fizeram?
5) Quem foram os artistas futuristas e o que eles pesquisaram?

8 ANO A E B - A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA ARTE

A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA ARTE


     Um dos grandes desafios do desenho e da pintura é a representação dos corpos em movimento. Com o desenvolvimento das técnicas de representação durante o Renascimento, no século XV, os artistas perceberam que, pintando os corpos torcidos, em posições instáveis, o espectador era levado a imaginar o movimento. Outro artíficio para criar essa ilusão era exagerar nas dobras das roupas. Os desenhistas de histórias em quadrinhos usam corpos torcidos, roupas exageradamente dobradas e ainda acrescentam um rastro, isto é, uma linha que indica de onde vem o movimento.
    No início do século XX, os artistas modernos inventaram novas formas de representar o movimento. Os cubistas, por exemplo, desenhavam um mesmo objeto ou pessoa de vários ângulos. sobrepondo as imagens, o que aumentava a dinâmica das representações. Para os futuristas, um grupo de artistas que surgiu na Itália por volta de 1909, o movimento era uma das questões centrais. Eles pesquisaram várias maneiras de representá-lo, até mesmo na escultura. Na arte até hoje, representar o movimento não é mais um desafio. Com um programa de animação ou câmera de vídeo nas mãos, os artistas podem inciporar todo tipo de ação em suas produções.

domingo, 3 de junho de 2012

8 ANO A E B - EXERCICIO 3

EXERCÍCIO (TEXTOS : SENTIMENTOS E EMOÇÕES NA ARTE  E EXPRESSIONISMO)

1) O que é Barroco?
2) Em muitas obras de arte, qual é o tema central do Barroco?
3) Pelo que os expressionistas se interessaram nos primeiros anos do século XX?
4) O que os artistas queriam representar?
5) O que os artistas faziam nos diários?
6) O que a arte deveria ser para os expressionistas?
7) No que os expressionistas não acreditavam?
8) Para os expressionistas a emoção não estava no tema. O que poderia aparecer na pintura?

7 ANO A E B - TEXTO "A ARTE AFRICANA" + EXERCICIO PARA NOTA

ARTE AFRICANA:

Ela representa os usos e costumes das tribos africanas.O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espirito religioso, característica marcante dos povos africanos. É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua forma e estética e os simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade.Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas. As máscaras tem um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais.As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva.Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo. Na dança africana, cada parte do corpo movimenta-se com um ritmo diferente.Os pés seguem a base musical, acompanhados pelos braços que equilibram o balanço dos pés.O corpo pode ser comparado a uma orquestra que, tocando vários instrumentos, harmoniza-os numa única sinfonia. Outra caracterítica fundamental é o policentrismo que indica a existência no corpo e na música de vários centros energéticos, assim como acontece no cosmo.A dança africana é um texto formado por várias camadas de sentidos. Esta dimencionalidade é entendida como a possibilidade de exprimir através e para todos os sentidos.No momento que a sacerdotisa dança para Oxum, ela está criando a água doce não só através do movimento, mas através de todo o aparelho sensorial. A memória é o aspecto ontológico da estética africana.É a memória da tradição, da ancestralidade e do antigo equelibrio da natureza, da época na qual não existiam diferenças, nem separação entre o mundo dos seres humanos e os dos deuses.

EXERCICIO

1) QUAL É A CARACTERÍSTICA MARCANTE DOS POVOS AFRICANOS?
2) COMO A ARTE AFRICANA CHAMA ATENÇÃO?
3) NAS PINTURAS QUAL O PAPEL DA FIGURA HUMANA?
4) QUAIS AS MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS PELOS ARTISTAS AFRICANOS PARA FAZER ESCULTURAS?
5) QUAL O SIGNIFICADO DAS MÁSCARAS AFRICANAS?
6) NA DANÇA O CORPO É COMPARADA A QUE?
7) O QUE INDICA O POLICENTRISMO?
8) O QUE ACONTECE NO MOMENTO QUE A SACERDOTISA DANÇA PARA OXUM?
9) O QUE É A DANÇA AFRICANA?
10) A MEMÓRIA É O ASPECTO ONTÓLOGICO DA ESTÉTICA AFRICANA. O QUE VEM A SER ESSA "MEMÓRIA"?