domingo, 19 de agosto de 2012

8 ANO A E B - ACADEMICISMO

ACADEMICISMO

Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período. Pintura, arte de aplicar cores sobre diferentes superfícies para criar uma imagem ou desenho figurativo, imaginário ou abstrato.

MEIOS TÉCNICAS E ESTILOS

Através dos séculos, sucederam-se diferentes métodos e estilos artísticos, assim como teorias relacionadas com a finalidade da arte para, em alguns casos, reaperecerem em épocas posteriores com alguma modificação. No Renascimento, a pintura de afrescos em muros e tetos cedeu espaço à pintura de cavalete a óleo, mas retornou no século XX com os muralistas mexicanos. A necessidade de expressar uma emoção intensa por meio da arte une pintores tão diferentes como espanhol El Greco, do século XVI, e os expressionistas alemães do século XX.

TÉCNICAS E MATERIAIS

Escultura é a arte de criar formas figurativas ou abstratas, tanto planas quanto em relevo. É possível fazer esculturas com quase todos os materiais orgânicos e inorgânicos. Os processos da arte escultória datam da antiguidade e sofreram poucas variações até o século XX. Estes processos podem ser classificados segundo o material empregado: pedra, metal, argila ou madeira. Os métodos utilizados são o entalhe, a modelagem e a moldagem. No século XX o campo da escultura foi ampliado e enriquecido, com o surgimento de técnicas novas - como a soldagem e montagem- e a utilização de novos materiais, entre eles o tudo de néon.

7 ANO A E B - ARTE MEDIEVAL

ARTE MEDIEVAL

Durante a idade média (século V ao XV), a arte européia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, ecônomicos,políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.

ESTILO ROMÂNICO

Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta idade média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas.

ESTILO GÓTICO

O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima ao céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muito usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Os arcos de volta quebrada e ogivas forma também recursos arquitetônicos utilizados. Com relação às esculturas góticas o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).

EXERCÍCIO

1) Durante a idade média, a arte europeia foi marcada pelo que?
2) Qual foi a forte marca temática da arte medieval?
3) O que o clero católico supervisionava?
4) O que prevaleceu na arquitetura no estilo românico?
5) Como eram os castelos no estilo românico?
6) Como eram as esculturas no estilo gótico?
7) Quando prevaleceu e predominou na Europa os estilos:
a) Românico:
b) Gótico:

sábado, 11 de agosto de 2012

Projeto dia do estudante (turno manhã) - 10/08/12





















6 ano A, B e EJA III - Tipos e características da arte do povo + exercício





ARTE DO POVO

Chamamos de "arte popular" pinturas, esculturas e objetos artísticos autênticos da cultura de um povo. Em geral, o artista popular é anônimo. A produção artística pode ser feita por uma família ou um grupo que domina uma técnica artesanal e desenvolve uma forma particular de trabalhar com ela. O conhecimento é passado de geração a geração e com isso a cultura desse grupo é preservada. A arte popular está ligada a aspectos físicos de uma região.Por exemplo, em locais onde há boas maneiras, é comum encontrarmos escultores; já em lugares onde é fácil dispor de barro, encontramos ceramistas. A produção da arte popular também é comum em cidades ou lugares em que se promovem festas típicas, como as do Bumba-meu-boi, e feiras tradicionais.



TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA ARTE DO POVO

Xilogravura - É a técnica bastante usada por artistas populares. Seu processo consiste em fazer um desenho em um pedaço de madeira e escavar a parte de fora do desenho. Para fazer cópias, passa-se tinta, que só cobre a imagem que ficou em alto-relevo. Depois é só copiar a imagem no papel usando prensa manual.

Cerâmica - É muito comum na arte popular brasileira. Sua matéria-prima,o barro,é farta em diversas regiões do país. Mestre Vitalino foi um grande ceramista da região de Caruaru, em Pernambuco.

Colchas de Retalho - São também uma forma de expressão do artista popular. Em todo Brasil, há trabalhos feitos com retalhos das sobras da indústria da confecção. Os trabalhos normalmente resultam em motivos geométricos.

EXERCÍCIO

1) que tipo de arte podemos chamar de popular?
2) Como pode ser feita produção artística?
3) A que está ligada a arte popular?
4) Como é o processo da Xilogravura?
5) Qual a matéria- prima da cerâmica?
6) Os trabalhos das colchas de retalho normalmente resultam em que?
7) Faça uma pesquisa de 10 linhas sobre a vida de Mestre Vitalino.