terça-feira, 20 de novembro de 2012

6 ANO A E B - A ARTE DA CERÂMICA+EXERCICIO

A ARTE DA CERÂMICA

A cerâmica, ou arte do barro, é uma manifestação artística que os humanos aprenderam a dominar há milhares de anos. Foi descoberta há 10.000 anos na Ásia central  e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul. Nessa arte é utilizado a argila úmida, macia e maleável sendo apropriada para fazer objetos. É preciso que o objeto seja queimado em alta temperatura (cerca de 850 C), para que fique com resistência e assim possam servir para cozinhar, guardar líquidos, etc. A pessoa que faz objetos e peças de cerâmica é chamado de oleiro. Quando com a argila dizemos que estamos modelando-a. Moldar é dar forma a argila ou massa de outra natureza, é uma forma de arte. Hoje além da argila encontramos outras substâncias próprias para modelar, como massa de modelar industrial, massa de modelar caseira, papel machê, massa de biscuit, entre outras.

VITALINO PEREIRA DOS SANTOS

Conhecido como Mestre Vitalino, utilizou a argila para fazer pequenas esculturas mostrando os aspectos mostrando os aspectos da vida do agreste pernambucano. Inicialmente, Vitalino, printava as suas esculturas, mas com o tempo passou apenas a queimá-las (deixando-as na cor natural). Entre os personagens estão: vaqueiros, onças, caçadores, retirantes, cangaceiros que isolados ou compondo uma cena, nos comunicam o modo de ser da gente do sertão, cenas do cotidiano do povo que permanecem inspirando os seus descendentes e conterrâneos. Na cidade de Caruaru-PE, a casa onde morou se tornou o museu do Mestre Vitalino.

EXERCÍCIO

1) Como também é chamada a arte da cerâmica?
2) Como chamamos as pessoas que trabalham modelando a cerâmica?
3) Dê exemplos de materiais que podemos utilizar para modelar?
4) Responda:
a) Cidade que nasceu Vitalino:________________
b) Arte que Vitalino desenvolveu através da cerâmica:_______________
c) Matéria-prima usadas pelos ceramistas:_________________
d) Região do Nordeste retratada por Vitalino:______________
e) Artsita que recebeu o título de mestre da moldagem:_______________
f) Lugar que foi transformado em museu:_______________
g) Cor das peças feitas por Vitalino na fase final de sua vida:__________________

ASSUNTOS DAS PROVAS - IV BIMESTRE

6 ANO A, B E EJA III

- O templo dos museus
- História em quadrinhos
- Teatro:origem e espaços

7 ANO A E B

- Fotografia
- Cinema
- História em quadrinhos
- A arte da cerâmica

8 ANO A E B

- Fotografia
- Cinema
- História em quadrinhos
- A Arte da cerâmica

9 ANO A E B

- Arte e o mundo dos negócios
- História em quadrinhos
- O desenho animado

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

6 ANO A , B E EJA III - TEATRO:ORIGEM E ESPAÇOS (EXERCÍCIO)

EXERCÍCIO

1) O que significa Theatron?
2) O que é teatro?
3) Qual o objetivo do teatro?
4) O que é palco? O que é plateia?
5) Qual é a forma de palco mais tradicional do teatro?
6) O que é palco à inglesa?
7) O que é teatro de arena?
8) Qual é o tipo de teatro que é ao ar livre, sem precisar da estrutura de palco complexa?

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

8 ANO A E B - HISTÓRIA EM QUADRINHOS + EXERCÍCIO

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Os quadrinhos são uma forma de contar fatos e histórias por meio de imagens. Nos quadrinhos se utilizam, ao mesmo tempo, desenhos e palavras escritas. A história que se quer contar é explicada por meio de quadros, que se distribuem na página um depois do outro, para poder representar o que vai acontecendo em cada uma das cenas, como se fosse um filme.



BALÕES: Nos balões está escrito o que os personagens dizem. Existem vários tipos de balões e cada um representa atitudes do personagem como o sonho, gritos, etc.



ONOMATOPÉIAS: São palavras que representam sons. São muito utilizadas. O tamanho da letra indica se o som é forte ou fraco.





EXERCÍCIO
1)      O que são os quadrinhos?
2)      Para que servem os balões nos quadrinhos?

3)   O que são onomatopéias?
 4)      Na história em quadrinhos abaixo crie falas para contar a história:



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

7 ANO A E B - HISTÓRIA EM QUADRINHOS


HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Os quadrinhos são uma forma de contar fatos e histórias por meio de imagens. Nos quadrinhos se utilizam, ao mesmo tempo, desenhos e palavras escritas. A história que se quer contar é explicada por meio de quadros, que se distribuem na página um depois do outro, para poder representar o que vai acontecendo em cada uma das cenas, como se fosse um filme.



BALÕES: Nos balões está escrito o que os personagens dizem. Existem vários tipos de balões e cada um representa atitudes do personagem como o sonho, gritos, etc.



ONOMATOPÉIAS: São palavras que representam sons. São muito utilizadas. O tamanho da letra indica se o som é forte ou fraco.




EXERCÍCIO

1)      O que são os quadrinhos?

2)      Para que servem os balões nos quadrinhos?

3)   O que são onomatopéias?

 4)      Na história em quadrinhos abaixo crie falas para contar a história:



1 ANO A E B- IMPRESSIONISMO


Impressionismo

Pode-se dizer que o Impressionismo  foi uma tendência da arte, principalmente francesa, que dominou o fim do século passado. Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. De certa forma, preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Revelou nomes importantes como Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Edgar Degas, Boudin, Cézanne, Lautrec, Gauguin, Van Gogh e outros, na área da pintura.
Os contatos entre o público e os pintores davam-se através dos Salons – o Salão dos Recusados foi muito utilizado para mostras coletivas dos impressionistas, e nele foi exposta a tela de Édouard Manet, o célebre O Almoço Campestre, que a muitos chocou e provocou aplausos de outros tantos. Para Manet, os objetos tinham somente valor pictórico. Depois de 1870, ele adota cores claras. Este artista pode ser considerado um precursor do Impressionismo, ao lado de Jongkind e Boudin.
O termo ‘Impressionismo’ foi criado por um crítico de arte, pelo pintor e escritor Louis Leroy, em 1874, ao comentar o quadro Impressão: Nascer do Sol, de Claude Monet. Definir este movimento não é fácil, mas o artista Eugéne Boudin o resumiu como um movimento que leva a pintura à pesquisa da luz total do espaço exterior.
O mais importante para os impressionistas são os efeitos visuais, a impressão imediata da imagem, a fixação desse instante único, pois o momento seguinte será certamente diferente. O prazer de pintar ao ar livre pode ser explicado pela importância dada ao fenômeno da luz. Os adeptos desta escola usavam cores vivas e puras, justapondo-as nas telas, visando obter os meios-tons desejados, dando sempre a impressão de captar a luz refletida em superfícies naturais. As formas desaparecem, não mais se percebem os contornos, permanecendo no quadro apenas borrões de tinta.
Pau Cézanne expôs em 1874, na 1ª Mostra Impressionista, nas não pode ser considerado um típico adepto deste movimento. Suas obras-primas são as naturezas-mortas. Ele procurou fazer do Impressionismo, porém, algo sólido e duradouro, ao agregar em torno de si um importante grupo de artistas, os quais se tornariam famosos impressionistas. É também considerado um dos precursores do Cubismo.
O Impressionismo manifestou-se, além da pintura, igualmente na música puramente auditiva de Debussy, Ravel, entre outros; e na literatura, através de escritores da estirpe de Marcel Proust, Graça Aranha, Raul Pompéia, etc.
Na oitava e última exposição impressionista, os pintores Signac e Seurat apontam o caminho nascente do Neo-Impressionismo, e Gauguin e Vincent Van Gogh contribuem para o surgimento da chamada Arte Moderna, juntamente com Cézanne. Mas as obras produzidas pelos impressionistas se imortalizaram, e são até hoje preciosas pérolas na História da Arte.





EXERCÍCIO:

De qual outro movimento artístico o impressionismo reagiu?
O que eram os salons?
Que valor  tinha os objetos para Monet?
Quem criou o termo “impressionismo”?
De quem o quadro “nascer do sol”?
Como Eugene Boudin definiu o impressionismo?
Quais as características mais importantes do impressionismo?
O que os adeptos do impressionismo usavam?
Qual as obras-primas mais comuns de Paul Cezanne?
Que tipo de movimento artístico Paul Gaguin e Van Gogh contribuem para o surgimento?


domingo, 4 de novembro de 2012

2 ANO A E B - A ARTE GREGA


A ARTE GREGA
Por volta do século X a. C., os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.  Nessa época, as comunidades eram muito pobres, mas aos poucos foram enriquecendo e se transformaram em cidades-Estado. Com o aumento do comércio, essas cidades-Estado entraram em contato com as culturas do Egito e do Oriente Próximo, cuja arte despertou admiração dos gregos.
A ESCULTURA
Aproximadamente no fim do século VII a. C. os gregos começaram a esculpir em mármore grandes figuras masculinas. Na Grécia, a arte não tinha função religiosa, como no Egito. Sem submeter-se a regras rígidas, a escultura evoluiu livremente. O escultor grego começou, então, a não se satisfazer mais com a postura rígida e forçada de suas esculturas.  A obra Efebo de Crítios representa uma nova forma de fazer escultura. Em vez de olhar bem para a frente, como o Kouros, o Efebo tem a cabeça ligeiramente voltado para o lado. Também para superar a aparência de rigidez e imobilidade, o escultor grego procurou representar as figuras em movimento como é o caso do Díscobolo, de Míron.
A ARQUITETURA
As construções que se destacam na arquitetura grega são os templos. Hoje em dia, os templos são construídos para reunir, dentro deles, pessoas em cultos religiosos. Entre os gregos, porém sua finalidade era proteger das chuvas ou do sol excessivo as esculturas de deuses e deusas. O templo era construído sobre uma base de três degraus: as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. O conjunto  formado pelas colunas e pelas colunas e pelas estruturas a elas ligadas obedecia a dois modelos: o da ordem dórica e a ordem jônica. A ordem dórica pode ser vista no Partenon, templo construído em homenagem à deusa Atena. O corpo das colunas era grosso e firma-se diretamente no degrau mais elevado. O capitel era muito simples. A ordem jônica era mais ornamentada e sugeria leveza.as colunas apresentava corpo mais fino e, diferentemente das da ordem dórica, não se apoiavam diretamente sobre o último degrau do templo. O capitel era ornamentado.
A cobertura do templos era constituída de dois telhados altos no centro e inclinados para os lados. Essa posição do telhado, tanto na entrada do templo como no fundo, criava um espaço em forma de triângulo- o frontão- que era ornamentado com esculturas.
A PINTURA EM CERÂMICA
Na Grécia, a pintura em cerâmica tornou-se uma forma especial de manifestação artística. Os vasos gregos, ou ânforas, são famosos pela beleza da forma e pela harmonia entre desenho, cores e espaço utilizado para a ornamentação. Eram usados em rituais religiosos e também para armazenar água, vinho, azeite e outros alimentos. A medida que passaram a apresentar uma forma equilibrada e um trabalho harmonioso de pintura, tornaram-se também objetos de decoração. As pinturas representavam cenas da mitolgia grega e de pessoas em suas atividades diárias. Inicialmente o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras. Depois fazia os detalhes do desenho retirando a tinta preta.

A ESCULTURA NO PERÍODO HELENÍSTICO
No século IV a. C., Filipe II, rei da Macedônia, dominou a Grécia. Ao morrer, foi sucedido pelo filho, Alexandre Magno, que construiu um gigantesco império: manteve o domínio sobre a Grécia e conquistou a Pérsia e o Egito. Com sua morte, o império dividiu-se em vários reinos nos quais se desenvolveu uma cultura semelhante à grega- daí ser chamada de Helenística, de Hélade, como a Grécia era conhecida. A escultura desse período apresenta características bem diferentes da dos períodos anteriores. Uma delas é a tendência de expressar,sob forma humana, idéias e sentimentos, como paz, amor e liberdade, vitória, etc. Outra é o início do nu feminino, pois nos períodos arcaico e clássico as figuras da mulher eram esculpidas sempre vestidas. A grande novidade do período helenístico, entretanto, foi a representação de grupos de pessoas, em vez de apenas uma figura. Todo conjunto devia dar a impressão de movimento e permitir a observação por todos os ângulos.

EXERCÍCIO

1) Diferentemente da egípcia, a escultura  grega não tinha função religiosa e se desenvolveu livre das regras rígidas. Qual foi a importante evolução na escultura representada pela obra Efebo de Crítios?
2) Hoje em dia, a ideia que temos dos templos difere da dos gregos. Qual era, para eles, a função dos templos?
3) Cite algumas características que diferenciam a ordem dórica da ordem jônica.
4) O que as pinturas em cerâmica costumavam representar?
5) Qual foi a grande mudança trazida pela escultura do período Helenístico?


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

9 ANO A E B - O DESENHO ANIMADO+EXERCÍCIO

O DESENHO ANIMADO


O cinema e o desenho animado nasceram juntos a partir de algumas invenções apresentadas como brinquedos no final do século XIX. De todas essas invenções, a mais sofisticada era o praxinoscópio, que, aperfeiçoado por seu criador, o desenhista e inventor francês Emile Reynaud, ganhou o nome de teatro óptico. Nas primeiras projeções públicas feitas por Emile Reynaud. as histórias eram simples, mas tinham música ao vivo e efeitos sonoros. Ele chamavam esses espétaculos de Pantomimas luminosas. O teatro óptico foi um grande sucesso até 1900, mas não sobreviveu ao cinema. A primeira sessão de cinema aconteceu em 1895, em Paris, onde 33 pessoas assistiram ao espetáculo dos irmãos Lumiere.

O primeiro desenho animado que apresentava um personagem conhecido foi o do cartunista Winsor McCay, que fez 4 mil desenhos em um mês para dar vida ao Pequeno Nemo, em 1911. Para realizar uma animação, é preciso fazer 24 desenhos para um segundo, o que significa 1440 para um minuto de filme!. A animação explodiu comercialmente quando, 1928, Walt Disney apresentou para um produtor americano seu primeiro desenho animado. Nele, o ratinho Mikey Mouse cantava e tocava instrumentos. O filme durava sete minutos e fez muito sucesso. No processo tradicional, chamada stopmotion, também é possível fazer animação com bichos de massinha ou qualquer objetos são movimentados entre uma tomada e outra. Com o computador, surgiram diversos programas que facilitaram muito esse processo.

EXERCÍCIO:

1) Qual a mais sofisticada das invenções do final do século XIX?
2) Quem foi o inventor do praxinoscópio?
3) Qual o nome que o praxinoscópio ganhou?
4) O que eram as pantomimas luminosas?
5) De quem foi a primeira sessão de cinema que aconteceu em 1896?
6) A animação explodiu comercialmente quando, em 1928, Walt Disney apresentou seu primeiro desenhos animado. Qual foi esse desenho?
7) Qual o nome do desenho que Winsor McCay fez 1911?