sábado, 11 de agosto de 2012
6 ano A, B e EJA III - Tipos e características da arte do povo + exercício
ARTE DO POVO
Chamamos de "arte popular" pinturas, esculturas e objetos artísticos autênticos da cultura de um povo. Em geral, o artista popular é anônimo. A produção artística pode ser feita por uma família ou um grupo que domina uma técnica artesanal e desenvolve uma forma particular de trabalhar com ela. O conhecimento é passado de geração a geração e com isso a cultura desse grupo é preservada. A arte popular está ligada a aspectos físicos de uma região.Por exemplo, em locais onde há boas maneiras, é comum encontrarmos escultores; já em lugares onde é fácil dispor de barro, encontramos ceramistas. A produção da arte popular também é comum em cidades ou lugares em que se promovem festas típicas, como as do Bumba-meu-boi, e feiras tradicionais.
TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA ARTE DO POVO
Xilogravura - É a técnica bastante usada por artistas populares. Seu processo consiste em fazer um desenho em um pedaço de madeira e escavar a parte de fora do desenho. Para fazer cópias, passa-se tinta, que só cobre a imagem que ficou em alto-relevo. Depois é só copiar a imagem no papel usando prensa manual.
Cerâmica - É muito comum na arte popular brasileira. Sua matéria-prima,o barro,é farta em diversas regiões do país. Mestre Vitalino foi um grande ceramista da região de Caruaru, em Pernambuco.
Colchas de Retalho - São também uma forma de expressão do artista popular. Em todo Brasil, há trabalhos feitos com retalhos das sobras da indústria da confecção. Os trabalhos normalmente resultam em motivos geométricos.
EXERCÍCIO
1) que tipo de arte podemos chamar de popular?
2) Como pode ser feita produção artística?
3) A que está ligada a arte popular?
4) Como é o processo da Xilogravura?
5) Qual a matéria- prima da cerâmica?
6) Os trabalhos das colchas de retalho normalmente resultam em que?
7) Faça uma pesquisa de 10 linhas sobre a vida de Mestre Vitalino.
domingo, 22 de julho de 2012
8 ano A E B - ARTE ACADÊMICA E AS VANGUARDAS EUROPEIAS+EXERCÍCIO
ARTE ACADÊMICA
A arte acadêmica é caracterizada por um estilo artístico europeu que vigorou entre os séculos 17 e 18, e mantinha a ideia de manter as regras formais e técnicas lecionadas nas academias de pintura. Na arte acadêmica o artista deveria seguir um conjunto de padrões estéticos da Academia de Belas Artes. O artista não tinha a liberdade de imitar a realidade,mas recriar a beleza idealizada. Todo acontecimento histórico ou não, deveria ser expresso de forma grandiosa e épica, principalmente na época do império e do nacionalismo no Brasil. Até o início do século XX, a arte acadêmica predominou no Brasil acarretados de temas históricos e mitológicos, pricipalmente na época do neoclassicismo. A academia imperial de Belas Artes,na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em 1826, era a principal referência deste movimento no Brasil. Os principais artistas brasileiros desta fase são Pedro Américo, Vitor Meirelles e José Ferraz.
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
As vanguardas europeias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes,como o simbolismo. Nesse período, A Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacinas,os tipos sanguíneos, cinema,produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA VANGUARDAS BRASILEIRAS
A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do "Salão do recusados",onde os artistas excluídos do salão estavam expondo. Originalmente muito desses artistas estavam ligados ao movimento realista, a vanguarda estava identificada com a promoção do progresso social: o indivíduo ou grupo a ela ligado seria responsável por um movimento de reformas sociais.Com o tempo, termo passou a ser usado também para referir-se a artistas mais preocupados somente com a experimentação estética (como as vanguardas do início do século XX normalmente as mais associadas à expressão). De qualquer forma, sempre se manteve a ideia de um movimento artístico como um movimento político.
EXERCÍCIO
1) O que vem a ser Arte Acadêmica?
2) Qual a ideia que a arte acadêmica mantinha?
3) Na arte acadêmica, o que o artista não tinha?
4) Quando a arte acadêmica predominou no Brasil, que tipo de temas foram acarretados?
5) Quais os principais artistas brasileiros da arte acadêmicas?
6) O que são as vanguardas europeias?
7) As vanguardas europeias com o tempo passou a ser usado também para referir a que?
sábado, 9 de junho de 2012
9 ANO A E B - RUBEM VALENTIM E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira
Rubem Valentim (1922-1991) nasceu em Salvador,
Estado da Bahia. Começou a pintar na década de 1940. Vinculou-se ao
movimento de renovação das artes e das letras na Bahia, entre 1946
e 1947. Depois, cursou jornalismo na Universidade da Bahia,
formando-se em 1953, quando passou a escrever artigos sobre arte. Em 1963 mudou-se para Roma, onde residiu por três
anos. Em sua volta para o Brasil, morou em Brasília, onde dirigiu o
Ateliê Livre do Instituto Central de Artes da Universidade de
Brasília, até 1968.
Cultura afro-brasileira
Rubem Valentim é considerado um dos maiores
artistas representantes da cultura afro-brasileira. No início
de sua carreira, sua pintura demonstrava traços parisienses, como no
trabalho Composição nº 5.
Contudo, por volta de
1955/56, movido por questões ideológicas, buscou na cultura popular
afro-brasileira as características que norteariam seu trabalho até
o final da vida, em suas pinturas, esculturas e objetos. Reelaborando o
pensamento construtivista, Valentim passou a empregar signos
inspirando-se nas ferramentas e nos instrumentos simbólicos do
candomblé, sintetizando-os nas formas geométricas.
Com isso, ele criou uma espécie de escrita para esses elementos, uma nova signografia, o que faz com que suas obras possam ser lidas por quem possua as referências da religiosidade afro-brasileira, identificando tais objetos, o que não exclui outras possibilidades de leitura, devido às cores e formas utilizadas.
Com isso, ele criou uma espécie de escrita para esses elementos, uma nova signografia, o que faz com que suas obras possam ser lidas por quem possua as referências da religiosidade afro-brasileira, identificando tais objetos, o que não exclui outras possibilidades de leitura, devido às cores e formas utilizadas.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
ASSUNTOS DA PROVA II BIMESTRE (TODAS AS TURMAS)
6 ANO A, B E EJA III
- o pontilhismo
- o impressionismo
- o abstracionismo
- festas juninas
7 ANO A E B
- arte indígena
- arte africana (texto em sala de aula xerox)
- histórias e características da arte africana
- festas juninas
8 ANO A E B
- a representação do corpo na arte
- arte indígena
- retrato e autorretrato
- sentimentos e emoções na arte
- expressionismo
- a representação do movimento na arte
9 ANO A E B
- arte africana
- arte indígena
- a influência negra no Brasil
- Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira
- o pontilhismo
- o impressionismo
- o abstracionismo
- festas juninas
7 ANO A E B
- arte indígena
- arte africana (texto em sala de aula xerox)
- histórias e características da arte africana
- festas juninas
8 ANO A E B
- a representação do corpo na arte
- arte indígena
- retrato e autorretrato
- sentimentos e emoções na arte
- expressionismo
- a representação do movimento na arte
9 ANO A E B
- arte africana
- arte indígena
- a influência negra no Brasil
- Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira
8 ANO A E B - EXERCÍCIO 4
EXERCICIO (TEXTO: A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA ARTE)
1) Qual é um dos grandes desafios do desenho e da pintura?
2) O que os artistas perceberam no século XV, durante o renascimento?
3) O que os desenhistas de histórias em quadrinhos usam?
4) O que os artistas cubistas fizeram?
5) Quem foram os artistas futuristas e o que eles pesquisaram?
1) Qual é um dos grandes desafios do desenho e da pintura?
2) O que os artistas perceberam no século XV, durante o renascimento?
3) O que os desenhistas de histórias em quadrinhos usam?
4) O que os artistas cubistas fizeram?
5) Quem foram os artistas futuristas e o que eles pesquisaram?
8 ANO A E B - A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA ARTE
A REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO NA ARTE
Um dos grandes desafios do desenho e da pintura é a representação dos corpos em movimento. Com o desenvolvimento das técnicas de representação durante o Renascimento, no século XV, os artistas perceberam que, pintando os corpos torcidos, em posições instáveis, o espectador era levado a imaginar o movimento. Outro artíficio para criar essa ilusão era exagerar nas dobras das roupas. Os desenhistas de histórias em quadrinhos usam corpos torcidos, roupas exageradamente dobradas e ainda acrescentam um rastro, isto é, uma linha que indica de onde vem o movimento.
No início do século XX, os artistas modernos inventaram novas formas de representar o movimento. Os cubistas, por exemplo, desenhavam um mesmo objeto ou pessoa de vários ângulos. sobrepondo as imagens, o que aumentava a dinâmica das representações. Para os futuristas, um grupo de artistas que surgiu na Itália por volta de 1909, o movimento era uma das questões centrais. Eles pesquisaram várias maneiras de representá-lo, até mesmo na escultura. Na arte até hoje, representar o movimento não é mais um desafio. Com um programa de animação ou câmera de vídeo nas mãos, os artistas podem inciporar todo tipo de ação em suas produções.
Um dos grandes desafios do desenho e da pintura é a representação dos corpos em movimento. Com o desenvolvimento das técnicas de representação durante o Renascimento, no século XV, os artistas perceberam que, pintando os corpos torcidos, em posições instáveis, o espectador era levado a imaginar o movimento. Outro artíficio para criar essa ilusão era exagerar nas dobras das roupas. Os desenhistas de histórias em quadrinhos usam corpos torcidos, roupas exageradamente dobradas e ainda acrescentam um rastro, isto é, uma linha que indica de onde vem o movimento.
No início do século XX, os artistas modernos inventaram novas formas de representar o movimento. Os cubistas, por exemplo, desenhavam um mesmo objeto ou pessoa de vários ângulos. sobrepondo as imagens, o que aumentava a dinâmica das representações. Para os futuristas, um grupo de artistas que surgiu na Itália por volta de 1909, o movimento era uma das questões centrais. Eles pesquisaram várias maneiras de representá-lo, até mesmo na escultura. Na arte até hoje, representar o movimento não é mais um desafio. Com um programa de animação ou câmera de vídeo nas mãos, os artistas podem inciporar todo tipo de ação em suas produções.
domingo, 3 de junho de 2012
8 ANO A E B - EXERCICIO 3
EXERCÍCIO (TEXTOS : SENTIMENTOS E EMOÇÕES NA ARTE E EXPRESSIONISMO)
1) O que é Barroco?
2) Em muitas obras de arte, qual é o tema central do Barroco?
3) Pelo que os expressionistas se interessaram nos primeiros anos do século XX?
4) O que os artistas queriam representar?
5) O que os artistas faziam nos diários?
6) O que a arte deveria ser para os expressionistas?
7) No que os expressionistas não acreditavam?
8) Para os expressionistas a emoção não estava no tema. O que poderia aparecer na pintura?
1) O que é Barroco?
2) Em muitas obras de arte, qual é o tema central do Barroco?
3) Pelo que os expressionistas se interessaram nos primeiros anos do século XX?
4) O que os artistas queriam representar?
5) O que os artistas faziam nos diários?
6) O que a arte deveria ser para os expressionistas?
7) No que os expressionistas não acreditavam?
8) Para os expressionistas a emoção não estava no tema. O que poderia aparecer na pintura?
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