quinta-feira, 13 de setembro de 2012

8 ANO A E B - EXERCÍCIOS E PESQUISAS

EXERCÍCIO 1

1) o que vem a ser arte acadêmica?
2) qual a ideia que a arte acadêmica mantinha?
3) na arte acadêmica, o que o artista não tinha?
4) quando a arte acadêmica predominou no Brasil, que tipo de temas foram acarretados?
5) quais os principais artistas brasileiros da arte acadêmica?
6) o que são as vanguardas europeias?
7) as vanguardas europeias com o tempo passou a ser usado também para referir a que?

EXERCÍCIO 2

1) Em geral o que são as academias?
2) o que vem a ser pintura?
3) no Renascimento, pintura de afrescos em muro cedeu espaço a que?
4) o que é escultura?
5) de quando datam os processos da arte escultória?
6) quais tipos de materiais são usados na arte escultória?
7) quais as técnicas novas surgidas no século 20?
8) em que consiste a modelagem?
9) quais materiais são para modelar uma escultura desde a antiguidade?

EXERCÍCIO 3

1) qual o único método para tornar durável uma obra modelada?
2) quais os dois métodos de moldagem?
3) qual o processo mais comum de moldagem?
4) o que utiliza a moldagem feita com areia?
5) qual é o processo considerado o paradigma da técnica da escultura?
6) de quem é a escultura "Davi"?
7) coloque C para certo e E para errado sobre o processo de entalhe

(     ) A escolha da ferramenta a ser utilizada não depende do material sobre o qual vai esculpir
(     ) no caso da pedra não é usado nenhum ferramento
(     ) o trabalho de acabamento é feito com lima grossa
(     ) por fim o artista recorre somente a uma lixa

PESQUISAS

1- PESQUISAR AS VANGUARDAS EXPRESSIONISMO E CUBISMO
2 - PESQUISAR VIDA E OBRA DE PABLO PICASSO
3- PESQUISAR VIDA E OBRA MICHELÂNGELO
4- PESQUISAR VIDA E OBRA DO PINTOR SANDRO BOTTICELLI


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

8 ANO A E B - BARROCO

BARROCO

O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrastes. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens bíblicas e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com as esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
BARROCO NO BRASIL
O Barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). O barroco no Brasil foi representado por:
Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde): nasceu em Mariana (1762) e foi considerado um gênio da pintura brasileira. A maior obra dele está na Igreja da ordem terceira de São Francisco em Ouro Preto.
Antonio Francisco Lisboa (o Aleijadinho): nasceu em Ouro Preto (1768). O apelido Aleijadinho deve-se ao fato de, por volta dos 50 anos, ter adoecido, ficando com as pernas e as mãos deformadas e perdendo até parte dos dedos. Com a ajuda de escravos que o carregava, trabalhava nos projetos arquitetônicos e decoração de igrejas usando como matéria-prima a madeira e a pedra-sabão.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

8 ANO A E B - Entalhe, modelagem e moldagem

ENTALHE


O entalhe, considerado o paradigma da técnica da técnica da escultura, é um processo que requer tempo e esforço. O artista trabalha uma escultura, cortando ou extraindo o material até obter a forma desejada. O material é sempre duro e, com freqüência pesado. Por exemplo, o estreito bloco de mármore que Michelângelo utilizou para esculpir "Davi", condicionou de forma notável a postura e limitou o movimento espacial da figura. A escolha da ferramenta a ser utilizada depende do material sobre o qual se vai esculpir e do estado em que este se encontre. No caso da pedra, os primeiros cortes são feitos com ferramentas muito afiadas. Depois, passa a usar ferramentas menos cortantes, como a goiva e a lima. O acabamento é feito com lima suave e por fim o artista recorre a uma lixa, pedra-pome ou areia.

MODELAGEM

A modelagem consiste em acrescentar ou elaborar formas. Para isso, são utilizados materiais macios e flexíveis, aos quais se pode dar forma sem dificuldade. Desta maneira, o escultor pode captar  e registrar impressões no tempo aproximado ao que um pintor necessita para fazer um esboço. Entre os materiais utilizados, desde a antiguidade, para modelar uma escultura, estão a cera, o gesso e a argila. Posteriormente cozidas, elas se tornam mais resistentes.

MOLDAGEM

O único método para tornar durável uma obra modelada é moldá-la ou fundi-la em bronze ou alguma outra substância não-perecível. Existem dois tipos métodos de moldagem: a cera perdida e a areia. Ambos os métodos são utilizados desde antiguidade, embora o processo com cera perdida seja mais comum. A moldagem feita com areia é um processo mais complicado, pois utiliza um tipo de areia muito fina e de grande coesão, misturada com um pouco de argila. Assim, obtém-se um modelo positivo e um molde negativo, um pouco maior do que o original do artista. Por fim, o escultor derrama, entre ambas as camadas, o metal derretido, que endurece ao esfriar.