terça-feira, 11 de setembro de 2012

8 ANO A E B - Entalhe, modelagem e moldagem

ENTALHE


O entalhe, considerado o paradigma da técnica da técnica da escultura, é um processo que requer tempo e esforço. O artista trabalha uma escultura, cortando ou extraindo o material até obter a forma desejada. O material é sempre duro e, com freqüência pesado. Por exemplo, o estreito bloco de mármore que Michelângelo utilizou para esculpir "Davi", condicionou de forma notável a postura e limitou o movimento espacial da figura. A escolha da ferramenta a ser utilizada depende do material sobre o qual se vai esculpir e do estado em que este se encontre. No caso da pedra, os primeiros cortes são feitos com ferramentas muito afiadas. Depois, passa a usar ferramentas menos cortantes, como a goiva e a lima. O acabamento é feito com lima suave e por fim o artista recorre a uma lixa, pedra-pome ou areia.

MODELAGEM

A modelagem consiste em acrescentar ou elaborar formas. Para isso, são utilizados materiais macios e flexíveis, aos quais se pode dar forma sem dificuldade. Desta maneira, o escultor pode captar  e registrar impressões no tempo aproximado ao que um pintor necessita para fazer um esboço. Entre os materiais utilizados, desde a antiguidade, para modelar uma escultura, estão a cera, o gesso e a argila. Posteriormente cozidas, elas se tornam mais resistentes.

MOLDAGEM

O único método para tornar durável uma obra modelada é moldá-la ou fundi-la em bronze ou alguma outra substância não-perecível. Existem dois tipos métodos de moldagem: a cera perdida e a areia. Ambos os métodos são utilizados desde antiguidade, embora o processo com cera perdida seja mais comum. A moldagem feita com areia é um processo mais complicado, pois utiliza um tipo de areia muito fina e de grande coesão, misturada com um pouco de argila. Assim, obtém-se um modelo positivo e um molde negativo, um pouco maior do que o original do artista. Por fim, o escultor derrama, entre ambas as camadas, o metal derretido, que endurece ao esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário