sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A PINTURA HISTÓRICA NO BRASIL - 9 ANO

          Com a chegada dos artistas franceses, aconteceram algumas mudanças no cenário artístico brasileiro. Eles trouxeram o estilo neoclássico, que propõe o estudo exaustivo do desenho, traços bem definidos e imagens naturalistas perfeitamente representados. Com o tempo, alguns alunos se tornavam professores, ganhavam prêmios e viajavam para o exterior. Ao voltar, traziam influências de outros estilos artísticos europeus, como o Romantismo e o Impressionismo.
          A partir daí, seguindo as tendências artísticas vigentes na Europa, a arte acadêmica foi inaugurada no Brasil. Também chamadas de academicismo, esse termo se refere à produção artística criada nas academias, isto é, as escolas de Ensino Superior. A arte acadêmica no Brasil tem início a partir da criação da academia imperial de Belas artes (AIBA), EM 1826.
          Vitor Meireles (1832-1903) e Pedro Américo (1843-1905), dois dos principais representantes do academicismo no Brasil, destacaram-se ao produzir pinturas históricas, obras que se retratam temas e fatos históricos.
          Nascido em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis), Vítor Meireles transferiu-se para Rio de Janeiro em 1847 para estudar na Aiba. Em 1853 se mudou para Europa, onde produziu suas principal obra: A primeira missa no Brasil.
         Pedro Américo nasceu em Areia (PB) e desde criança se dedicou ao desenho. Em 1854, matriculou-se na Aiba e, a partir de 1859, passou a viver na Europa, onde sua obra se popularizou.

EXERCÍCIO

1) Qual estilo artístico os artistas franceses trouxeram?
2) O que propõe o estilo artístico?
3) Alguns alunos, se tornavam professores e viajavam ao exterior trazendo influências de outros estilos artísticos. Diga dois exemplos.
4) Como também foi chamado a arte acadêmica?
5) A que se refere o academicismo?
6) Diga dois dos principais representantes do academicismo no Brasil?
7) Qual a principal obra de Vitor Meireles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário