sexta-feira, 19 de agosto de 2016

FOLCLORE

          Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. As lendas, são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e histórias com acontecimentos que são frutos da fantasia. AS lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
          O mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se  misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

EXERCÍCIO

1) Como podemos definir o folclore?
2) Como o folclore pode ser dividido?
3) O que são lendas?
4) O que as lendas procuram dar?
5) O que são mitos?
6) Qual o objetivo da criação dos mitos?

Trabalho de pesquisa sugerido: Pesquisar 3 lendas do folclore brasileiro, falar sobre elas e fazer um desenho de cada um (dependendo, pode ser colada uma figura de cada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário