Com a chegada dos artistas franceses, aconteceram algumas mudanças no cenário artístico brasileiro. Eles trouxeram o estilo neoclássico, que propõe o estudo exaustivo do desenho, traços bem definidos e imagens naturalistas perfeitamente representados. Com o tempo, alguns alunos se tornavam professores, ganhavam prêmios e viajavam para o exterior. Ao voltar, traziam influências de outros estilos artísticos europeus, como o Romantismo e o Impressionismo.
A partir daí, seguindo as tendências artísticas vigentes na Europa, a arte acadêmica foi inaugurada no Brasil. Também chamadas de academicismo, esse termo se refere à produção artística criada nas academias, isto é, as escolas de Ensino Superior. A arte acadêmica no Brasil tem início a partir da criação da academia imperial de Belas artes (AIBA), EM 1826.
Vitor Meireles (1832-1903) e Pedro Américo (1843-1905), dois dos principais representantes do academicismo no Brasil, destacaram-se ao produzir pinturas históricas, obras que se retratam temas e fatos históricos.
Nascido em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis), Vítor Meireles transferiu-se para Rio de Janeiro em 1847 para estudar na Aiba. Em 1853 se mudou para Europa, onde produziu suas principal obra: A primeira missa no Brasil.
Pedro Américo nasceu em Areia (PB) e desde criança se dedicou ao desenho. Em 1854, matriculou-se na Aiba e, a partir de 1859, passou a viver na Europa, onde sua obra se popularizou.
EXERCÍCIO
1) Qual estilo artístico os artistas franceses trouxeram?
2) O que propõe o estilo artístico?
3) Alguns alunos, se tornavam professores e viajavam ao exterior trazendo influências de outros estilos artísticos. Diga dois exemplos.
4) Como também foi chamado a arte acadêmica?
5) A que se refere o academicismo?
6) Diga dois dos principais representantes do academicismo no Brasil?
7) Qual a principal obra de Vitor Meireles?
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
FOLCLORE
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. As lendas, são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e histórias com acontecimentos que são frutos da fantasia. AS lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
O mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
EXERCÍCIO
1) Como podemos definir o folclore?
2) Como o folclore pode ser dividido?
3) O que são lendas?
4) O que as lendas procuram dar?
5) O que são mitos?
6) Qual o objetivo da criação dos mitos?
Trabalho de pesquisa sugerido: Pesquisar 3 lendas do folclore brasileiro, falar sobre elas e fazer um desenho de cada um (dependendo, pode ser colada uma figura de cada)
O mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
EXERCÍCIO
1) Como podemos definir o folclore?
2) Como o folclore pode ser dividido?
3) O que são lendas?
4) O que as lendas procuram dar?
5) O que são mitos?
6) Qual o objetivo da criação dos mitos?
Trabalho de pesquisa sugerido: Pesquisar 3 lendas do folclore brasileiro, falar sobre elas e fazer um desenho de cada um (dependendo, pode ser colada uma figura de cada)
segunda-feira, 25 de julho de 2016
ORIGEM E HISTÓRIA DA MÚSICA
INTRODUÇÃO
Os arqueólogos, aqueles profissionais que escavam a terra procurando restos de um passado distante, encontraram uns pedaços de ossos meios esquisitos que bem podem ter sido os primeiros instrumentos musicais da humanidade. Mas isso é só uma hipótese. O que sabemos com certeza é há mais de três mil anos já se fazia música no Egito dos faraós. E sabemos disso porque várias pinturas do Egito Antigo mostram pessoas tocando tambor, flauta, harpa e outros instrumentos. A música esteve presente na Grécia antiga, muitos séculos antes de Cristo. Os gregos daquela época remota adoravam fazer vasos pintados, dos quais uma grande quantidade chegou intacta até nossa época e hoje se encontra em vários museus do mundo. Pois muitos desses vasos mostram figuras de homens e mulheres tocando lira, flauta, pandeiro... Já foi visto que os gregos tinham muitos deuses. Entre eles havia um que protegia a música, chamava-se Apolo e, além da extraordinária beleza física, possuía a habilidade de tocar maravilhosamente todos os instrumentos musicais.
Cópia de pintura antiga que mostra quatro instrumentos musicais dos tempos dos faraós (da esquerda para a direita): harpa, alaúde, oboé duplo e lira.
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