domingo, 22 de julho de 2012

8 ano A E B - ARTE ACADÊMICA E AS VANGUARDAS EUROPEIAS+EXERCÍCIO




ARTE ACADÊMICA

A arte acadêmica é caracterizada por um estilo artístico europeu que vigorou entre os séculos 17 e 18, e mantinha a ideia de manter as regras formais e técnicas lecionadas nas academias de pintura. Na arte acadêmica o artista deveria seguir um conjunto de padrões estéticos da Academia de Belas Artes. O artista não tinha a liberdade de imitar a realidade,mas recriar a beleza idealizada. Todo acontecimento histórico ou não, deveria ser expresso de forma grandiosa e épica, principalmente na época do império e do nacionalismo no Brasil. Até o início do século XX, a arte acadêmica predominou no Brasil acarretados de temas históricos e mitológicos, pricipalmente na época do neoclassicismo. A academia imperial de Belas Artes,na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada em 1826, era a principal referência deste movimento no Brasil. Os principais artistas brasileiros desta fase são Pedro Américo, Vitor Meirelles e José Ferraz.



AS VANGUARDAS EUROPEIAS

As vanguardas europeias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes,como o simbolismo. Nesse período, A Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacinas,os tipos sanguíneos, cinema,produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA VANGUARDAS BRASILEIRAS

A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do "Salão do recusados",onde os artistas excluídos do salão estavam expondo. Originalmente muito desses artistas estavam ligados ao movimento realista, a vanguarda estava identificada com a promoção do progresso social: o indivíduo ou grupo a ela ligado seria responsável por um movimento de reformas sociais.Com o tempo, termo passou a ser usado também para referir-se a artistas mais preocupados somente com a experimentação estética (como as vanguardas do início do século XX normalmente as mais associadas à expressão). De qualquer forma, sempre se manteve a ideia de um movimento artístico como um movimento político.

EXERCÍCIO

1) O que vem a ser Arte Acadêmica?
2) Qual a ideia que a arte acadêmica mantinha?
3) Na arte acadêmica, o que o artista não tinha?
4) Quando a arte acadêmica predominou no Brasil, que tipo de temas foram acarretados?
5) Quais os principais artistas brasileiros da arte acadêmicas?
6) O que são as vanguardas europeias?
7) As vanguardas europeias com o tempo passou a ser usado também para referir a que?

3 comentários: