sábado, 11 de agosto de 2012

6 ano A, B e EJA III - Tipos e características da arte do povo + exercício





ARTE DO POVO

Chamamos de "arte popular" pinturas, esculturas e objetos artísticos autênticos da cultura de um povo. Em geral, o artista popular é anônimo. A produção artística pode ser feita por uma família ou um grupo que domina uma técnica artesanal e desenvolve uma forma particular de trabalhar com ela. O conhecimento é passado de geração a geração e com isso a cultura desse grupo é preservada. A arte popular está ligada a aspectos físicos de uma região.Por exemplo, em locais onde há boas maneiras, é comum encontrarmos escultores; já em lugares onde é fácil dispor de barro, encontramos ceramistas. A produção da arte popular também é comum em cidades ou lugares em que se promovem festas típicas, como as do Bumba-meu-boi, e feiras tradicionais.



TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA ARTE DO POVO

Xilogravura - É a técnica bastante usada por artistas populares. Seu processo consiste em fazer um desenho em um pedaço de madeira e escavar a parte de fora do desenho. Para fazer cópias, passa-se tinta, que só cobre a imagem que ficou em alto-relevo. Depois é só copiar a imagem no papel usando prensa manual.

Cerâmica - É muito comum na arte popular brasileira. Sua matéria-prima,o barro,é farta em diversas regiões do país. Mestre Vitalino foi um grande ceramista da região de Caruaru, em Pernambuco.

Colchas de Retalho - São também uma forma de expressão do artista popular. Em todo Brasil, há trabalhos feitos com retalhos das sobras da indústria da confecção. Os trabalhos normalmente resultam em motivos geométricos.

EXERCÍCIO

1) que tipo de arte podemos chamar de popular?
2) Como pode ser feita produção artística?
3) A que está ligada a arte popular?
4) Como é o processo da Xilogravura?
5) Qual a matéria- prima da cerâmica?
6) Os trabalhos das colchas de retalho normalmente resultam em que?
7) Faça uma pesquisa de 10 linhas sobre a vida de Mestre Vitalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário