domingo, 19 de agosto de 2012

7 ANO A E B - ARTE MEDIEVAL

ARTE MEDIEVAL

Durante a idade média (século V ao XV), a arte européia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, ecônomicos,políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.

ESTILO ROMÂNICO

Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta idade média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas.

ESTILO GÓTICO

O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima ao céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muito usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Os arcos de volta quebrada e ogivas forma também recursos arquitetônicos utilizados. Com relação às esculturas góticas o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).

EXERCÍCIO

1) Durante a idade média, a arte europeia foi marcada pelo que?
2) Qual foi a forte marca temática da arte medieval?
3) O que o clero católico supervisionava?
4) O que prevaleceu na arquitetura no estilo românico?
5) Como eram os castelos no estilo românico?
6) Como eram as esculturas no estilo gótico?
7) Quando prevaleceu e predominou na Europa os estilos:
a) Românico:
b) Gótico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário