domingo, 19 de agosto de 2012

8 ANO A E B - ACADEMICISMO

ACADEMICISMO

Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período. Pintura, arte de aplicar cores sobre diferentes superfícies para criar uma imagem ou desenho figurativo, imaginário ou abstrato.

MEIOS TÉCNICAS E ESTILOS

Através dos séculos, sucederam-se diferentes métodos e estilos artísticos, assim como teorias relacionadas com a finalidade da arte para, em alguns casos, reaperecerem em épocas posteriores com alguma modificação. No Renascimento, a pintura de afrescos em muros e tetos cedeu espaço à pintura de cavalete a óleo, mas retornou no século XX com os muralistas mexicanos. A necessidade de expressar uma emoção intensa por meio da arte une pintores tão diferentes como espanhol El Greco, do século XVI, e os expressionistas alemães do século XX.

TÉCNICAS E MATERIAIS

Escultura é a arte de criar formas figurativas ou abstratas, tanto planas quanto em relevo. É possível fazer esculturas com quase todos os materiais orgânicos e inorgânicos. Os processos da arte escultória datam da antiguidade e sofreram poucas variações até o século XX. Estes processos podem ser classificados segundo o material empregado: pedra, metal, argila ou madeira. Os métodos utilizados são o entalhe, a modelagem e a moldagem. No século XX o campo da escultura foi ampliado e enriquecido, com o surgimento de técnicas novas - como a soldagem e montagem- e a utilização de novos materiais, entre eles o tudo de néon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário