NEOCLASSICISMO
No
final do século XVIII, com a Revolução Francesa, vai surgir o
espírito dos tempos modernos. Abandonando o estilo barroco que era
trabalhoso, temos como conseqüência a mudança do estilo na arte,
depois o gosto geral de se vestir, de comer, por toda Europa e resto
do mundo. Tudo isso vem como conseqüência da revolução, onde a
burguesia, o povo são os vencedores.
Vai
cair a "Maria Antonieta" quando diz ao povo, que estava
morrendo de fome, que dessem brioches à eles.
É
o começo dos tempos modernos da história da Arte. Como exemplo vai
surgir o Néo-classicismo na Inglaterra com as construções de
castelos néo-góticos. Foram descobertas nessa época, através das
escavações, as cidades de Pompéia e Herculano. Todos ficam muito
ligados a Roma, Grécia. Por esse motivo temos o néo-classicismo, o
néo-gótico. Começam a usar as formas gregas e góticas nas
construções.
Em
Paris vão construir a Igreja "La Madeleine", o "Arco
do Triunfo" (mandado ser construído por Napoleão). Todos são
néo-clássicos.
Surge
o estilo Império, que vai aparecer no mobiliário, nas roupas, etc.
Os
pintores imitam as esculturas na suas pinturas. A escultura grega na
Itália era feita sem os olhos.
Obs.:
As esculturas gregas originais quando feitas em mármore tinham os
olhos pintados e quando feitas em bronze tinham pedras para decorar
os olhos. Com o passar dos tempos os cristãos tiraram as pedras
preciosas dos olhos das esculturas que então ficaram sem o 112
olhar.
As pinturas que eram "encáusticas", isto é, à base de
cera, foi derretendo com o tempo.
Na
época do néo-classicismo, Napoleão pede para ser pintado com a mão
no bolso, como se fosse um grego. O pintor néo-clássico, por sua
vez, pintou Napoleão sem os olhos. Os pintores achavam que as
esculturas gregas não tinham olhar de propósito e não que fosse
devido a uma destruição do tempo.
O
pintor néo-clássico fica tão ligado ao clássico, que esquecem dos
detalhes, levando-o a uma pintura pejorativa, quase
que
caricaturista.
No
renascimento existe uma renovação da antigüidade, um recomeçar.
O
néo-clássico vai copiar o clássico e ao adaptar à sua época,
piora um pouco a arte.
Pintam
fatos históricos, sobre a literatura medieval e sobre a mitologia.
Com
a revolução francesa eles se achavam a própria encarnação dos
heróis gregos e romanos, com suas virtudes. Pintam cenas de
arqueologia e cenas heróicas.
ROMANTISMO
A
palavra vem de romance. História das aventuras medievais. Vão
escrever muito sobre a lenda do Rei Artur. Escreviam, não em latim,
mas em língua românica.
O
propósito dos artistas românticos era a volta à natureza sublime,
pitoresca, forte.
Em
nome do romance, eles adoram a liberdade, o poder, o amor, a
violência. Tudo é muito romântico e assim lidam com a emoção
pela emoção. Amam os gregos também.
Pregam
a liberdade individual acima de regras e de normas.
Mais
cor e menos desenho. Mais sentimentos, menos razão. Tem mais
liberdade e menos regras que o néo-clássico. O pintor vai ser muito
dramático e emotivo. O belo para eles é muito relativo e
individual. Pintam muitas paisagens. A essência do romantismo é a
glorificação dos instintos, profunda veneração à natureza.
Vão
ver os relâmpagos, como a chuva cai, como é o vento. Vão ao campo
para ver isso tudo de perto e como funciona. Tem amor sentimental aos
humildes e a vontade de reformar o mundo. São totalmente ligados à
natureza.
EXERCÍCIO
ALUNO (S):
____________________________________________ TURMA: ________
- Coloque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo:
( ) Depois do
estilo Barroco ser abandonado, surge então o Romantismo
( ) No
Romantismo houve a construção de castelos neo-góticos
( ) Através de
construções na época do Neoclassicismo, houve a descoberta das
cidades de Pompéia e Herculano
( ) No Romantismo
começam a ser usadas as formas gregas e góticas nas construções
( ) “La
Madeleine” é do Romantismo e o “Arco do triunfo” é
Neoclássico
( ) As
esculturas gregas, na Itália, eram feitas completas, inclusive com
os olhos
( ) Esculturas
“encaústicas” eram a base de mármore e areia
( ) Napoleão foi
pintado sem os olhos
( ) No
Renascimento não existe uma renovação da antiguidade
( ) O Neoclássico
nunca copiou o clássico
( ) O Neoclássico
pintou fatos históricos sobre a literatura medieval e o romantismo
( ) O
Neoclassicismo pintou cenas de arqueologia e cenas heróicas
( ) O Romantismo
escrevia histórias em latim
( ) Não havia
propósitos nos artistas românticos
( ) Em nome do
romance, o Romantismo adora a liberdade,o poder, o amor, a violência
( ) Os românticos
pregam a liberdade individual acima de regras e normas
( ) Não há
essência no romantismo
( ) O belo para
os românticos não tem importância
( ) No Romantismo
há uma ligação com a natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário