domingo, 4 de novembro de 2012

2 ANO A E B - A ARTE GREGA


A ARTE GREGA
Por volta do século X a. C., os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.  Nessa época, as comunidades eram muito pobres, mas aos poucos foram enriquecendo e se transformaram em cidades-Estado. Com o aumento do comércio, essas cidades-Estado entraram em contato com as culturas do Egito e do Oriente Próximo, cuja arte despertou admiração dos gregos.
A ESCULTURA
Aproximadamente no fim do século VII a. C. os gregos começaram a esculpir em mármore grandes figuras masculinas. Na Grécia, a arte não tinha função religiosa, como no Egito. Sem submeter-se a regras rígidas, a escultura evoluiu livremente. O escultor grego começou, então, a não se satisfazer mais com a postura rígida e forçada de suas esculturas.  A obra Efebo de Crítios representa uma nova forma de fazer escultura. Em vez de olhar bem para a frente, como o Kouros, o Efebo tem a cabeça ligeiramente voltado para o lado. Também para superar a aparência de rigidez e imobilidade, o escultor grego procurou representar as figuras em movimento como é o caso do Díscobolo, de Míron.
A ARQUITETURA
As construções que se destacam na arquitetura grega são os templos. Hoje em dia, os templos são construídos para reunir, dentro deles, pessoas em cultos religiosos. Entre os gregos, porém sua finalidade era proteger das chuvas ou do sol excessivo as esculturas de deuses e deusas. O templo era construído sobre uma base de três degraus: as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. O conjunto  formado pelas colunas e pelas colunas e pelas estruturas a elas ligadas obedecia a dois modelos: o da ordem dórica e a ordem jônica. A ordem dórica pode ser vista no Partenon, templo construído em homenagem à deusa Atena. O corpo das colunas era grosso e firma-se diretamente no degrau mais elevado. O capitel era muito simples. A ordem jônica era mais ornamentada e sugeria leveza.as colunas apresentava corpo mais fino e, diferentemente das da ordem dórica, não se apoiavam diretamente sobre o último degrau do templo. O capitel era ornamentado.
A cobertura do templos era constituída de dois telhados altos no centro e inclinados para os lados. Essa posição do telhado, tanto na entrada do templo como no fundo, criava um espaço em forma de triângulo- o frontão- que era ornamentado com esculturas.
A PINTURA EM CERÂMICA
Na Grécia, a pintura em cerâmica tornou-se uma forma especial de manifestação artística. Os vasos gregos, ou ânforas, são famosos pela beleza da forma e pela harmonia entre desenho, cores e espaço utilizado para a ornamentação. Eram usados em rituais religiosos e também para armazenar água, vinho, azeite e outros alimentos. A medida que passaram a apresentar uma forma equilibrada e um trabalho harmonioso de pintura, tornaram-se também objetos de decoração. As pinturas representavam cenas da mitolgia grega e de pessoas em suas atividades diárias. Inicialmente o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras. Depois fazia os detalhes do desenho retirando a tinta preta.

A ESCULTURA NO PERÍODO HELENÍSTICO
No século IV a. C., Filipe II, rei da Macedônia, dominou a Grécia. Ao morrer, foi sucedido pelo filho, Alexandre Magno, que construiu um gigantesco império: manteve o domínio sobre a Grécia e conquistou a Pérsia e o Egito. Com sua morte, o império dividiu-se em vários reinos nos quais se desenvolveu uma cultura semelhante à grega- daí ser chamada de Helenística, de Hélade, como a Grécia era conhecida. A escultura desse período apresenta características bem diferentes da dos períodos anteriores. Uma delas é a tendência de expressar,sob forma humana, idéias e sentimentos, como paz, amor e liberdade, vitória, etc. Outra é o início do nu feminino, pois nos períodos arcaico e clássico as figuras da mulher eram esculpidas sempre vestidas. A grande novidade do período helenístico, entretanto, foi a representação de grupos de pessoas, em vez de apenas uma figura. Todo conjunto devia dar a impressão de movimento e permitir a observação por todos os ângulos.

EXERCÍCIO

1) Diferentemente da egípcia, a escultura  grega não tinha função religiosa e se desenvolveu livre das regras rígidas. Qual foi a importante evolução na escultura representada pela obra Efebo de Crítios?
2) Hoje em dia, a ideia que temos dos templos difere da dos gregos. Qual era, para eles, a função dos templos?
3) Cite algumas características que diferenciam a ordem dórica da ordem jônica.
4) O que as pinturas em cerâmica costumavam representar?
5) Qual foi a grande mudança trazida pela escultura do período Helenístico?


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