sexta-feira, 2 de novembro de 2012

9 ANO A E B - O DESENHO ANIMADO+EXERCÍCIO

O DESENHO ANIMADO


O cinema e o desenho animado nasceram juntos a partir de algumas invenções apresentadas como brinquedos no final do século XIX. De todas essas invenções, a mais sofisticada era o praxinoscópio, que, aperfeiçoado por seu criador, o desenhista e inventor francês Emile Reynaud, ganhou o nome de teatro óptico. Nas primeiras projeções públicas feitas por Emile Reynaud. as histórias eram simples, mas tinham música ao vivo e efeitos sonoros. Ele chamavam esses espétaculos de Pantomimas luminosas. O teatro óptico foi um grande sucesso até 1900, mas não sobreviveu ao cinema. A primeira sessão de cinema aconteceu em 1895, em Paris, onde 33 pessoas assistiram ao espetáculo dos irmãos Lumiere.

O primeiro desenho animado que apresentava um personagem conhecido foi o do cartunista Winsor McCay, que fez 4 mil desenhos em um mês para dar vida ao Pequeno Nemo, em 1911. Para realizar uma animação, é preciso fazer 24 desenhos para um segundo, o que significa 1440 para um minuto de filme!. A animação explodiu comercialmente quando, 1928, Walt Disney apresentou para um produtor americano seu primeiro desenho animado. Nele, o ratinho Mikey Mouse cantava e tocava instrumentos. O filme durava sete minutos e fez muito sucesso. No processo tradicional, chamada stopmotion, também é possível fazer animação com bichos de massinha ou qualquer objetos são movimentados entre uma tomada e outra. Com o computador, surgiram diversos programas que facilitaram muito esse processo.

EXERCÍCIO:

1) Qual a mais sofisticada das invenções do final do século XIX?
2) Quem foi o inventor do praxinoscópio?
3) Qual o nome que o praxinoscópio ganhou?
4) O que eram as pantomimas luminosas?
5) De quem foi a primeira sessão de cinema que aconteceu em 1896?
6) A animação explodiu comercialmente quando, em 1928, Walt Disney apresentou seu primeiro desenhos animado. Qual foi esse desenho?
7) Qual o nome do desenho que Winsor McCay fez 1911?


Nenhum comentário:

Postar um comentário