sábado, 12 de maio de 2012

6 ANO A, B E EJA III - O IMPRESSIONISMO

O IMPRESSIONISMO


           O Pontilhismo surgiu em 1884, dentro de um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX: o impressionismo.
            Tudo começou com um grupo de jovens pintores, que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Eles saíram de seus ateliês e começaram a pintar ao ar livre, retratando os efeitos da luz solar na natureza e mostrando a vida cotidiana. E eles faziam tudo isso com pequenas pinceladas rápidas e suaves, sem se importar com os contornos das figuras.
            No mês de abril de 1874, em Paris (França), esse grupo organizou uma exposição coletiva, isto é, que reunia vários artistas. O público e a crítica reagiram muito mal à exposição,pois estavam muito acostumados aos rígidos princípios acadêmicos da pintura da época. Durante a exposição, um crítico, ao ver a obra Impressão: sol nascente, de Monet ironizou o evento, apelidando-o em  tom sarcástico de "Exposição dos impressionistas". De forma surpreendente,porém, o nome, com o passar do tempo,perdeu a conotação depreciativa. O movimento passou, então, a ser chamado de Impressionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário