quarta-feira, 16 de maio de 2012

8 ANO A E B - A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NA ARTE

A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NA ARTE

                       Ao longo da história, o homem sempre se interessou por investigar o funcionamento do corpo humano. Leonardo da Vinci empregou técnicas simples, como a observação e o desenho para tentar desvendar o funcionamento de músculos e órgãos. Na atualuidade, com equipamentos complexos com os de tomografia e o microscópio eletrônico, a cada dia conhecemos mais detalhes sobre o funcionamento do corpo.
                      O corpo humano tem sido um dos temas mais comuns para os artistas. Ele aparece representado em pinturas, fotografias e esculturas. Assim, ao longo do tempo, podemos encontrar vários tipos de representação da figura humana, desde as esculturas de pedra da antiguidade até os grafites realizados dos muros das grandes cidades atuais.
                     As figuras humana criadas pelos artistas podem ser, por exemplo, retratos de pessoas, personagens inspirados em textos literários ou podem representar deuses. A figura humana pode ser usada para ilustrar um sentimento ou um valor abstrato, como a esperança, o amor, a liberdade.
                    Contudo, apesar de o corpo humano ser um tema cosntante na arte, é sempre um grande desafio para os artistas expressar gestos e as emoções das pessoas através de suas obras.

Um comentário: