sábado, 12 de maio de 2012

9 ANO A E B - ARTE AFRICANA EXERCICIO

ARTE AFRICANA



               A África é um continente muito grande, com um território muito extenso, dentro desse território, existem diferentes tribos e sociedades que cultuam deuses diferentes com ritos diferentes.

                Levando esse fato em consideração seria muito difícil colocar em uma única apresentação todas as religiões e cultos africanos, que como já se pode imaginar são muitos. 

               A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira. 

Pintura decorativa
              A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. Seus motivos, muito variados, vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de cenas de caça e guerra. Serve também para o acabamento das máscaras e para os adornos corporais.
             A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura.
             A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos).

Pintura Corporal
            Dentre as pintura corporais, aqui são citadas as composições elaboradas pelos membros das tribos Surma e Mursi, localizadas no vale leste da África Omo. São coloridas de amarelos, brancos e vermelho terra, misturadas com gravetos, palhas, flores exóticas e folhas. Para os membros destas tribos, uma folha, uma flor, ou raíz, são facilmente transformadas em acessórios e depois enaltecida com as pinturas corporais, que são feitas de pigmentos extraídos de pedras em pó, plantas, frutos e barro.

Máscaras

          As máscaras são as formas mais conhecidas da arte africana. Representa a soma de elementos símbólicos e místicos, usadas em rituais e funerais. Os africanos acreditam no poder da absorção das forças mágicas dos espíritos, obtendo a cura de doentes, entre outras coisas.
         As máscaras são criadas a partir do barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. São confeccionadas em segredo na selva, para conseguir o estabelecimento da purificação e da ligação com a entidade sagrada.
        
As máscaras e cabeças da África Ocidental são obras-primas da arte negra e exibem uma enorme variedade criativa. O contraste entre as máscaras simbólica e formal e a famosa escultura de Ife, talvez se deva às influências mediterrâneas.


EXERCICIO

1) o que vem a ser a Africa?
2) como a arte africana chegou ao Brasil?
3) o que as máscaras representam na arte africana?
4) no que os africanos acreditam quando se trata de mascaras?
5) como as mascaras são criadas?
6) como as mascaras são confeccionadas?
7) em que a pintura é empregada?
8) qual a mais importante manifestação da arte africana?
9) qual é um dos materiais mais preferidos da arte africana?
10) como são as pinturas corporais das tribos Surma e Mursi, localizadas no Vale Leste da África?


7 comentários:

  1. O exercício foi de grande utilidade em sala. Por que estava trabalhando com mascaras Africanas.

    ResponderExcluir
  2. O exercício foi de grande utilidade em sala. Por que estava trabalhando com mascaras Africanas.

    ResponderExcluir
  3. O GABARITO DO QUESTIONÁRIO ESTA DISPONÍVEL AONDE?

    ResponderExcluir
  4. Só lerem que encontrarão com facilidade pessoal. Já encontrei todas as respostas

    ResponderExcluir