sábado, 26 de maio de 2012

6 ANO A, B E EJA III - ABSTRACIONISMO

ABSTRACIONISMO


          Em todos os desenhos apresentados neste tema, até agora, é possível reconhecer figuras de pessoas, cores ou animais, representadas por meio de traços mais simples ou mais complexos. Este tipo de desenho é o que chamamos de figurativo. Mas nem todo desenho precisa ser figurativo. Muitos artistas fazem uma arte que chamamos de abstrata ou abstracionismo, arte que não tem o compromisso de retratar a realidade: o que importa são as formas, linhas e cores da composição e a sensação do artista e do espectador em relação aos elementos. O abstracionismo surgiu no século XX, mas precisamente na Alemanha, mas teve muitos desdobramentos em vários lugares do mundo e é encontrado até hoje, não apenas nas artes visuais, mas também na arquitetura, na música e na poesia. A arte abstrata pode ser dividida em dois tipos principais:

Abstracionismo geométrico - Os artistas utilizam formas geométricas com muito rigor técnico e sem a preocupação de representar sentimentos. É uma arte ligada a razão.

Abstracionismo informal - Os artistas privilegiam as formas livres, buscando o lirismo, isto é, a expressão de estados internos, emoções e sentimentos. Em geral, o que se vê são manchas e grafismos ( traços de diversas formas e tipos).

          No Brasil, os primeiros sinais do Abstracionismo surgiram na década de 1940. O movimento se fortaleceu na década seguinte e continua presente na criação dos artistas até hoje. Entre os artistas que participaram da introdução da arte abstrata no Brasil, podemos citar Ivan Serpa, Luiz Saciolloto e Antônio Bandeira.


EXERCÍCIO


1) O QUE VEM A SER DESENHO FIGURATIVO?
2) O QUE VEM A SER O ABSTRACIONISMO?
3) O QUE IMPORTA PARA O ABSTRACIONISMO?
4) QUANDO E ONDE SURGIU O ABSTRACIONISMO?
5) O QUE É O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO?
6) O QUE É O ABSTRACIONISMO INFORMAL?
7) QUANDO OS ABSTRACIONISMO DEU SEUS PRIMEIROS SINAIS NO BRASIL?
8) QUAIS ARTISTAS PODEMOS CITAR QUE PARTICIPARAM DA ARTE ABSTRATA NO BRASIL?

2 comentários: