sábado, 27 de outubro de 2012

1 ANO A E B - NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO + EXERCÍCIO

NEOCLASSICISMO
No final do século XVIII, com a Revolução Francesa, vai surgir o espírito dos tempos modernos. Abandonando o estilo barroco que era trabalhoso, temos como conseqüência a mudança do estilo na arte, depois o gosto geral de se vestir, de comer, por toda Europa e resto do mundo. Tudo isso vem como conseqüência da revolução, onde a burguesia, o povo são os vencedores.
Vai cair a "Maria Antonieta" quando diz ao povo, que estava morrendo de fome, que dessem brioches à eles.
É o começo dos tempos modernos da história da Arte. Como exemplo vai surgir o Néo-classicismo na Inglaterra com as construções de castelos néo-góticos. Foram descobertas nessa época, através das escavações, as cidades de Pompéia e Herculano. Todos ficam muito ligados a Roma, Grécia. Por esse motivo temos o néo-classicismo, o néo-gótico. Começam a usar as formas gregas e góticas nas construções.
Em Paris vão construir a Igreja "La Madeleine", o "Arco do Triunfo" (mandado ser construído por Napoleão). Todos são néo-clássicos.
Surge o estilo Império, que vai aparecer no mobiliário, nas roupas, etc.
Os pintores imitam as esculturas na suas pinturas. A escultura grega na Itália era feita sem os olhos.
Obs.: As esculturas gregas originais quando feitas em mármore tinham os olhos pintados e quando feitas em bronze tinham pedras para decorar os olhos. Com o passar dos tempos os cristãos tiraram as pedras preciosas dos olhos das esculturas que então ficaram sem o 112
olhar. As pinturas que eram "encáusticas", isto é, à base de cera, foi derretendo com o tempo.
Na época do néo-classicismo, Napoleão pede para ser pintado com a mão no bolso, como se fosse um grego. O pintor néo-clássico, por sua vez, pintou Napoleão sem os olhos. Os pintores achavam que as esculturas gregas não tinham olhar de propósito e não que fosse devido a uma destruição do tempo.
O pintor néo-clássico fica tão ligado ao clássico, que esquecem dos detalhes, levando-o a uma pintura pejorativa, quase
que caricaturista.
No renascimento existe uma renovação da antigüidade, um recomeçar.
O néo-clássico vai copiar o clássico e ao adaptar à sua época, piora um pouco a arte.
Pintam fatos históricos, sobre a literatura medieval e sobre a mitologia.
Com a revolução francesa eles se achavam a própria encarnação dos heróis gregos e romanos, com suas virtudes. Pintam cenas de arqueologia e cenas heróicas. 

 
ROMANTISMO
A palavra vem de romance. História das aventuras medievais. Vão escrever muito sobre a lenda do Rei Artur. Escreviam, não em latim, mas em língua românica.
O propósito dos artistas românticos era a volta à natureza sublime, pitoresca, forte.
Em nome do romance, eles adoram a liberdade, o poder, o amor, a violência. Tudo é muito romântico e assim lidam com a emoção pela emoção. Amam os gregos também.
Pregam a liberdade individual acima de regras e de normas.
Mais cor e menos desenho. Mais sentimentos, menos razão. Tem mais liberdade e menos regras que o néo-clássico. O pintor vai ser muito dramático e emotivo. O belo para eles é muito relativo e individual. Pintam muitas paisagens. A essência do romantismo é a glorificação dos instintos, profunda veneração à natureza.
Vão ver os relâmpagos, como a chuva cai, como é o vento. Vão ao campo para ver isso tudo de perto e como funciona. Tem amor sentimental aos humildes e a vontade de reformar o mundo. São totalmente ligados à natureza.

EXERCÍCIO
ALUNO (S): ____________________________________________ TURMA: ________


  1. Coloque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo:


( ) Depois do estilo Barroco ser abandonado, surge então o Romantismo
( ) No Romantismo houve a construção de castelos neo-góticos
( ) Através de construções na época do Neoclassicismo, houve a descoberta das cidades de Pompéia e Herculano
( ) No Romantismo começam a ser usadas as formas gregas e góticas nas construções
( ) “La Madeleine” é do Romantismo e o “Arco do triunfo” é Neoclássico
( ) As esculturas gregas, na Itália, eram feitas completas, inclusive com os olhos
( ) Esculturas “encaústicas” eram a base de mármore e areia
( ) Napoleão foi pintado sem os olhos
( ) No Renascimento não existe uma renovação da antiguidade
( ) O Neoclássico nunca copiou o clássico
( ) O Neoclássico pintou fatos históricos sobre a literatura medieval e o romantismo
( ) O Neoclassicismo pintou cenas de arqueologia e cenas heróicas
( ) O Romantismo escrevia histórias em latim
( ) Não havia propósitos nos artistas românticos
( ) Em nome do romance, o Romantismo adora a liberdade,o poder, o amor, a violência
( ) Os românticos pregam a liberdade individual acima de regras e normas
( ) Não há essência no romantismo
( ) O belo para os românticos não tem importância
( ) No Romantismo há uma ligação com a natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário