quinta-feira, 18 de outubro de 2012

9 ANO A E B - A ARTE E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

A ARTE E O MUNDO NEGÓCIOS

A publicidade é um conjunto de ações que, bem programadas, podem aumentar as vendas de um produto ou levar à adesão a uma ideologia ou a um conceito. A linguagem ou estética da publicidade conferem valores às coisas comuns do cotidiano, como um copo de refrigerante ou um sapato. Nesse processo os artistas participam com criatividade e percepção aguçada para desenvolver novas formas de nos levar ao consumo. O desenvolvimento das técnicas publicitárias acompanhou a expansão da indústria e do comércio desde o final do século XIX. Na primeira década do século seguinte os futuristas já anunciavam em seus manifestos que a publicidade seria a arte do futuro. Os artistas que participaram da Revolução Russa, em 1917, acreditavam que só por meio da publicidade seria possível a construção da nova sociedade soviética.
Com a expansão do rádio em 1920 e 1930, surgiu uma nova linguagem para fazer publicidade. O slogan, antes gritado pelo vencedor da rua, foi incorporado aos anúncios dos produtos. A propaganda passou a utilizar a voz, os atores e a música compostas especialmente para vender: o Jingle.
A diversidade tecnológica levou a mudanças na linguagem publicitária. Com os custos de produção e os altos investimentos em espaços na mídia, a campanha publicitária tornou-se uma questão que envolve principalmente planejamento. E para fazer um bom planejamento os publicitários precisam ter informações sobre o mercado e o perfil do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário