SÉCULO XIX NA EUROPA:
AS INOVAÇÕES NA ARTE
No fim do século XVIII
e no início do século XIX, predominou na arte européia o
Neoclassicismo, ou Academicismo. Neoclassicismo, do grego neo,
“novo”, significa “novo classicismo”, retomada da cultura
clássica, greco-romana. Academicismo vem do fato de as concepções
clássicas serem a base para o ensino nas academias, as escolas de
belas-artes mantidas pelos governos europeus. O século XIX, porrém
passou por fortes mudanças, decorrentes da Revolução industrial e
da revolução francesa, no fim do século XVIII. A arte refletiu
essa mudanças, tornando-se mais complexas e dando lugar a vários
movimentos artísticos. Enquanto os artistas neoclássicos
submetiam-se às regras das academias, outros buscavam libertar-se
delas e expressar livremente seus sentimentos e sua imaginação.
AS INOVAÇÕES NA
PINTURA
Há dois aspectos
relevantes no trabalho dos artistas que reagiram ao neoclassicismo: a
valorização da cor e os contrastes de claro-escuro. Quanto aos
temas, eles se interessaram mais pelos fatos de sua época que pela
mitologia greco-romana. A natureza também passa a ser tema da
pintura.
O espanhol Francisco
José Goya y Lucientes (1746-1828) usou temas diversos: retratos da
corte espanhola e do povo, os horrores da guerra, a ação
incompreensível de personagens fantásticas e cenas históricas.
Dessa variedade, destacamos uma imagem que é símbolo das lutas pela
liberdade.
Aos 29 anos, o francês
Eugene Delacroicx (1799-1863) viveu uma importante experiência:
visitou o Marrocos, no norte da África, com a missão de documentar,
por meio da pintura, os hábitos e costumes das pessoas daí. Mas
Delacroix tornou-se famoso também por retratar a agitação das
ruas, como em seu quadro mais conhecido ( A liberdade guiando o
povo).
A REALIDADE E A ARTE
Entre 1850 e 1900
desenvolveu-se na arte européia, principalmente na pintura francesa,
uma nova tendência, relacionada à crescente industrialização.
Segundo ela, ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a
realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. A função
da arte é apenas revelar o que há de mais característico e
expressivo no mundo em que vivemos. Assim, os pintores deixaram de
lado temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários – a
realidade imaginada – e voltaram-se para a realidade vivida.
Trata-se, portanto, de uma pintura realista. Entre seus
representantes podemos apontar Coubert e Manet, que embora da mesma
época, desenvolveram trabalhos muito diferentes.
A PAISAGEM: UM NOVO
TEMA PARA A PINTURA
A pintura de paisagens
já havia se desenvolvido no século XVIII, mas no século XIX ganhou
nova força, pricipalmente na Inglaterra. Caracterizou-se, de um
lado, pelo realismo; de outro, pela preocupação dos artistas em
estudar e representar as contínuas variações de cores da natureza
decorrentes da luz solar ao longo do dia.
AS INOVAÇÕES NA
ESCULTURA: RODIN
Entre os escultores que
inovaram a escultura do século XIX destaca-se o francês Auguste
Rodin (1840-1917). Sua produção
despertou muita polêmica: alguns estudiosos apontam em seu trabalho
a acentuada tendência ao realismo; outros consideraram mais a emoção
revelada por muitas de suas obras. Outros ainda, veem em sua
escultura características do Impressionismo, movimento do qual foi
contemporâneo.
EXERCICIO
- EXPLIQUE O SIGNIFICADO DOS NOMES NEOCLASSICISMO E ACADEMICISMO.
- MENCIONE ALGUNS ASPECTOS EM COMUM NAS PINTURAS DOS ARTISTAS QUE REAGIRAM ÀS TENDÊNCIAS NEOCLÁSSICAS.
- QUANTO AO MODO DE TRATAR SEUS TEMAS, PODEMOS NOTAR UM PONTO EM COMUM ENTRE GOYA, EM SUA OBRA “OS FUZILAMENTOS DE 3 DE MAIO DE 1808”, E DELACROIX, NA OBRA “A LIBERDADE GUIANDO O POVO”. QUAL É ELE?
- SOBRE A PINTURA REALISTA, DESENVOLVIDA ENTRE OS ANOS DE 1850 E 1900, RESPONDA:
A)
A QUE IMPORTANTE ACONTECIMENTO SOCIAL SEU DESENVOLVIMENTO ESTÁ
ASSOCIADO?
B)
QUAL É SUA PRINCIPAL IDÉIA?
Quero a resposta
ResponderExcluirpassa seu whatsapp
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuero resposta...
ResponderExcluir?
ExcluirQuero a resposta.
ResponderExcluir