quinta-feira, 18 de outubro de 2012

6 ANO A E B - ESPAÇOS DA ARTE - O TEMPLO DOS MUSEUS + EXERCÍCIO

O TEMPLO DOS MUSEUS

O primeiro lugar onde esperamos encontrar arte é o museu. O museu é a casa da arte, da ciência, da cultura e das coleções. Na Grécia Antiga já se usava a palavra museu, que vem do grego museion e significa "templo das musas". Segundo a mitologia, as musas eram as nove filhas de Mnemósine (Memória), protetoras das artes e da história. Por intermédio das musas, a deusa da memória dava aos poetas e advinhos o poder de voltar ao passado e de relembrá-lo para a coletividade. Por muito tempo, valiosas coleções ficaram guardadas em mosteiros da Europa (Idade Média), longe dos olhos das pessoas em geral. O primeiro museu aberto ao grande público foi o Louvre, na França em 1793.

ACERVO

Todo museu possui um acervo, que é sua coleção de objetos, pinturas, esculturas e documentos. Muitos acervos são montados a partir de doações particulares. Mas também ocorre que uma parte das obras seja comprada pelo governo e por instituições ligadas ao museu. Dependendo do tipo de acervo que um museu possui, ele pode ser classificado como museu de arte, científico ou Histórico. Além do museu do Louvre, entre os mais importantes museus de arte do mundo estão: O Museu do Prado ( Madri-Espanha) , O Museu Judaico de Berlim (Berlim-Alemanha), O Museu de Arte Moderna (Nova Iorque, Estados Unidos), A Galeria Uffizi (Florença - Itália).

POR DENTRO DO MUSEU

Função:

Um museu tem como função colecionar, estudar, catalogar, documentar e conservar diferentes objetos. No caso dos museus de arte, esses objetos são obras de arte e documentos relacionados a essas obras, como cartas escritas por artistas. Os museus são instituições sem fins lucrativos a serviço da sociedade e, geralmente, abertos ao público.

 
EXERCÍCIO
  1. QUAL O PRIMEIRO LUGAR ONDE ESPERAMOS ENCONTRAR ARTE?
  2. O QUE É MUSEU?
  3. A PALAVRA MUSEU VEM DO GREGO. O QUE SIGNIFICA?
  4. NA MITOLOGIA, QUEM ERAM AS MUSAS?
  5. QUAL O NOME DO PRIMEIRO MUSEU ABERTO AO PÚBLICO?
  6. COMO SÃO MONTADOS OS ACERVOS DOS MUSEUS?
  7. DEPENDENDO DO TIPO DE ACERVO, COMO PODE SER CLASSIFICADO O MUSEU?
  8. ONDE FICA OS SEGUINTES MUSEUS:
  1. MUSEU DO PRADO:
  2. MUSEU JUDAICO DE BERLIM
  3. MUSEU DE ARTE MODERNA
  1. QUAL A FUNÇÃO DE UM MUSEU?
  2. QUE TIPO DE INSTITUIÇÃO SÃO OS MUSEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário