segunda-feira, 8 de outubro de 2012

8 ANO A E B - ARTES VISUAIS MODERNAS - FOTOGRAFIA ( C/ EXERCÍCIO)

FOTOGRAFIA

A palavra fotografia vem do grego e significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade, nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem ou só parte dela.

EXERCÍCIO

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?
2) Cite 3 utilidades da fotografia.
3) Para que serve o enquadramento na fotografia?
4) Como podemos intervir no tamanho do objeto fotografado?
5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:

 

1) A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?
2) Narre a situação em que ela foi tirada, o que você acha que estava acontecendo?
3) Analisando o foco que o artista deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?

12 comentários: