domingo, 28 de outubro de 2012

9 ANO A E B - HQ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A linguagem desse gênero desenvolveu-se aos poucos, no decorrer do século XIX. Alguns ilustradores tentavam contar histórias com a ajuda de imagens em sequência. Um deles foi o francês Christophe, que publicava em uma revista infantil os desenhos que fazia para contar histórias ao seu filho. Quando o filho aprenseu a ler, Christophe começou a usar textos nos desenhos. Os personagens fizeram sucesso e ele precisou inventar mais histórias. As histórias em quadrinhos como conhecemos hoje nasceram da disputa entre dois grandes jornais dos Estados Unidos. Em 1894, os editores do New York World começaram a publicar histórias ilustradas nas páginas coloridas do suplemento especial de domingo, com um personagem chamado Yellow kid, Garoto amareo. 

A revistinha de HQ, o gibi, só apareceu por volta de 1930. Era uma publicação que lembrava um livro de encardenação barata, e no começo foi distribuída como brinde. As primeira revistas eram coletâneas de histórias já piblicada nos jornais. Fáceis de ler, narravam episódios curtos, com personagens interessantes. Logo ganharam o público infantil. No Brasil, os quadrinhos surgiram em 1905, na revista O TICO-TICO, que circulou até o começo da década de 1960. Eram histórias estrangeiras traduzidas e adaptadas por artistas daqui. Os primeiros personagens genuinamente brasileiros foram Reco-Reco, Bolão e azeitona, de Luís Sá. Desde então a produção nacional gerou personagens que conhecemos, como a Turma da Mõnica, de Mauricio de Souza, e o Menino Maluquinho, do Ziraldo.

EXERCICIOS E ATIVIDADES

1) Na história das histórias em quadrinhos, quem foi o francês Christophe?
2) Como nasceram as histórias em quadrinhos que conhcemos hoje?
3) Quando o gibi realmente apareceu?
4) Como eram os gibis?
5) Quem criou a turma da Mônica e o menino maluquinho?
6) Qual o seu gibi preferido e porque?

PESQUISAR
- Pesquise a origem dos quadrinhos do personagem TIN-TIN e SUPERMAN.

FILME A SER PASSADO COMPLETO PARA A TURMA.

- As aventuras de Tin-Tin (2011), de Steven Spilberg.

CRIANDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO

- Crie um personagem. Pense em como ele é, o que faz e porque é diferente. Os personagens de História em quadrinhos geralmente tem características bem marcadas, tanto físicas como de personalidade. São bons ou maus, ou valentes e prontos para a ação, ou comem muito, ou são preguiçosos, desligados etc. Em geral são desenhados de maneira simples, mas com traços exagerados. Podem ser figuras humanas, animais, vegetais ou objetos que falam e se movem, como robôs, esponjas, etc. Fazer individual, duplo ou no máximo em trio, em papel ofício, a lápis grafite, pintado a lápis de cor.

2 comentários: